terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bloco: Literatura Digital 67

As Bem Resolvidas (?)
Quem manda aqui sou eu!
Luis Eduardo Matta
Hoje a dica é o livro As Bem Resolvidas (?) - Quem manda aqui sou eu! do autor Luis Eduardo Matta, publicação da Editora Vermelho Marinho.

Nesse novo livro o autor abandona (temporariamente) os thrillers, gênero pelo qual é mais conhecido, e se aventura por um universo ainda mais assustador e perigoso, também conhecido por chick-lit. O famosos gênero literário com foco no público feminino, foi a opção de Luis Eduardo Matta para contar as desventuras das amigas adolescentes Chris, Alê e Isa, da alta sociedade carioca, onde as intrigas acontecem de uma forma que até os políticos mais cascudos teriam dificuldade de lidar com elas. Intrigas e problemas que na maioria das vezes tem nome e sobrenome, Bu Campello, filha de novos ricos e conhecida por chefiar o "Clube das Mocréias" da escola, sempre faz de tudo para paracer melhor que todos, especialmente daquelas que nasceram entre as famílias ricas e mais tradicionais cariocas. O que significa infernizar a vida das colegas de turma em um conceituado colégio para a elite.

Num mundo que o dinheiro nunca é um problema, mas que pode comprar alguns, as três amigas vivem dramas comuns aos adolescentes, somados as festas vips e romances complicados, regados a champanhe, caviar e salmão, onde o importante é não ficar mal na foto... Literalmente falando.

No volume 1 de As Bem Resolvidas (?) o leitor conhece um mundo intrigante e divertido, em um chick-lit diferente, que mostra o mundo feminino de uma forma menos romântica e mais realista, onde os príncipes estão mais para sapinhos simpáticos. Uma história que com toda a certeza vai agradas o público feminino que curte o gênero, assim com ao masculino que curte histórias no melhor estilo Gossip Girl.



Luis Eduardo Matta tem origem libanesa católica por parte de pai, Luis Eduardo Matta passou a infância e a adolescência entre o bairro carioca de Copacabana e uma chácara em Maricá, no interior do estado do Rio de Janeiro. Desde 1990 dedica-se a estudos sobre política internacional com foco no Oriente Médio. Um dos pioneiros e principais nomes do thriller não-policial no Brasil, iniciou sua carreira literária em 1993, aos 18 anos, com o romance Conexão Beirute-Teeran prefaciado pelo embaixador e intelectual libanês Mansour Challita, um dos maiores especialistas em Oriente Médio no Brasil, de quem foi grande amigo.

Sua produção intensificou-se a partir dos anos 2000, com a publicação de outros thrillers, como Ira implacável e 120 horas. Em 2007, estreou na literatura juvenil, publicando Morte no Colégio e Roubo no Paço Imperial.

A ficção de Luis Eduardo Matta é caracterizada pelos thrillers, tramas de mistério e suspense muito elaboradas, pesquisa histórica impecável, multiculturalista (por serem ambientadas em diferentes países) e uma interação entre personagens brasileiros e de outras nacionalidades.

Em 2003, inspirado nas idéias do crítico literário paulista José Paulo Paes expostas no livro A aventura literária, Luis Eduardo Matta publicou um manifesto (junto com vários amigos autores) em prol de uma literatura de entretenimento brasileira, que apelidou de literatura popular brasileira (LPB). Nos vários ensaios que escreveu destaca-se na defesa contundente de uma reformulação no ensino de literatura no Brasil e da democratização da leitura entre a população brasileira.

O autor é colaborador do programa Seleção Digital desde a época que era diário (e antes da criação do blog Seleção Digital), tendo o livro O Véu sorteado como um dos presentes de Natal da Digital Rio em 2009. Também colaborou com o programa Contos Sobrenaturais. O autor teve um conto de mistério sobrenatural no programa, transformado em Audioconto Sobrenatural (disponibilizado para ouvir e/ou baixar). Foi convidado para participar da antologia Sociedade das Sombras, mas infelizmente por questões burocráticas (jurídicas), não pode ter seu conto publicado (mas é considerado pelos membros da Sociedade das Sombrasum membro honorário).

Lista de publicações:

Livros
- 120 Horas - (2005)
- O Véu - (2009)
- O Dia Seguinte - (2011)

Coletâneas de Contos
- Território V - Vampiros em Guerra (org. Kizzy Ysatis) - (2009)
- Dimensões.BR (org. Helena Gomes) - (2009)
- Jogos Criminais (org. Sérgio Pereira Couto) - (2011)
- Internautas: Os Chips Reinventando o Nosso Dia a Dia (org. Luiz Antonio Aguiar) - (2011)


Site Oficial do autor Luis Eduardo Matta:
Twitter Oficial do autor Luis Eduardo Matta:

Nenhum comentário: