quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bloco: Literatura Digital 64

MEU AMOR É UM ANJO

Coleção Amores Proibidos


A dica de hoje é Meu Amor é um Anjo, livro que faz parte da coleção Amores Proibidos da Editora Draco.

Nesse segundo volume, novamente temos o número mágico de 9 contos, muito bem selecionados pelos organizadores, o escritor Eric Novello e pela editora Janaína Chervezan, com prefácio da autora Ana Lúcia Merege (autora de O Castelo das Águias, publicação também da Draco). Diferente da autora que fez o prefácio do primeiro volume da coleção (Giulia Moon), Ana Lúcia Merege não assina nenhum dos contos do livro. Porém a autora é convidade do próximo volume, que já tem título Meu Amor é um Mito.

A antologia mantém o número de 9 autoras brasileiras (contando a autora que faz o prefácio), mas um dos 9 contos é de uma autora portuguesa.

Com apenas 9 contos, o diferencial dessa antologia, em relação a maioria das coletâneas e antologias publicadas no mercado editorial brasileiro, é o número reduzido de contos, que permite um melhor desenvolvimento das histórias.

Outra peculiariedade dessa coleção Draco, é que todos os contos são escritos por autoras e assim como aconteceu no volume 1 (Meu Amor é um Vampiro), as autoras puderam aproveitar o espaço extra para viajarem nas asas da imaginação... Literalmente falando nesse caso! Afinal, assim como os adoráveis seres da noite, os anjos são um fascinante e amplo assunto, infelizmente ainda não tão bem explorados. O que faz de Meu Amor é um Anjo uma ótima pedida para quem gosta do assunto, já que encontramos ótimas histórias, com referências variadas de pesquisa. Indo dos anjos fofos e lindos, classicamente celestiais, até os mais moderninhos com a barba por fazer e humor um tanto instável.

As autoras exploram bem essa diversidade dos anjos, afinal nem todos são os anjos guardiões clássicos das pinturas renascentistas. Por isso a variação de estilos e gêneros também é um atrativo desse volume, como o fato que não só as mortais que caem de amores pelos celestiais seres, afinal eles são uns anjinhos.

Como no livro anterior, encontramos histórias bem românticas como a de Andréia Szcypula (Abandono) e Iris Figueiredo (Contagem Regressiva). Outras histórias são pura fantasia, apaixonantes, como da portuguesa Eugénia Tabosa (O Último Percurso de um Anjo). Temos os dramas românticos como os contos de Eliana Martins (A História de Zelda) e Flávia Côrtes (Entre a Luz e a Escuridão). Além dos contos intrigantes como o de Julianna Steffens (Um Cara como o Colin Firth), Anna Lizz (Nas Asas da Noite), Lidia Zuin (Aethereality) e Larissa Naufel (As Memórias Póstumas e Glamourosas de Nanda).

O livro Meu amor é um Anjo tem 160 páginas da boa literatura fantástica em língua portuguesa, que mantém a bela finalização de seu interior, além de uma capa que segue um estilo próprio em relação a coleção Amores Proibidos e tão linda quanto a do primeiro volume. Também tem biografia de cada autora junto com uma foto.


Sobre as autoras:

Anna Lizz
É uma melancólica garota imaginária que vive em seu mundo de eterna adolescência desesnhando, lendo e escrevendo suas ideias loucas por horas a fio.

Eliana Martins
Professora de crianças com necessidades profissionais, foi escrevendo histórias para elas que descobriu o gosto pela escrita. Site www.segredodaspedras.com

Flávia Côrtes
Escritora, tradutora e leitora crítica, com formação em letras. Twitter @

Julianna Steffens
Deixou sua profissão (a geografia) para se dedicar às suas grandes paixões. Criou o primeiro blog dedicado a literatura chick lit, uma dessas paixões. Site www.lostinchicklit.com.br

Eugénia Tabosa
Nascida em Portugal, atualmente mora em São Paulo. Formada na Universidade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou em arqueologia e lecionou educação artística por mais de 26 anos em Portugal. A leitura e a escrita são paixões antigas.

Lidia Zuin
Estudante de Jornalismo. Tem textos publicados, inclusive contos em coletâneas. Twitter @

Andréia Szcypula
Desde sempre, soube que seu lugar era ao lado dos livros, lendo, produzindo ou escrevendo. Formada em produção editorial, trabalha na área editorial.

Iris Figueiredo
Estudante de Comunicação, faz jornalismo e é apaixonada por livros e palavras. Twitter @

Larissa Naufel
Estudante de música, toca violino feito a Vanessa Mae. Sabe preparar lasanhas e, claro, gosta de escrever.

Nenhum comentário: