quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bloco: Literatura Digital 54 - Lilith

O Desejo de Lilith
Ademir Pascale

A dica de hoje é O Desejo de Lilith de Ademir Pascale, publicação da Editora Draco.

O livro de Ademir Pascale O Desejo de Lilith tem uma história intrigante e controversa, além de ter uma bela pesquisa sobre o assunto chave. O primeiro romance do autor fala da primeira mulher de Adão, pois reza a lenda que Eva foi a segunda esposa, feita de uma costela. Já a primeira esposa, Lilith foi feita a imagem e semelhança de Deus, assim como Adão.

Lilith foi a primeira mulher de Adão, criada diretamente do barro, igual ao seu parceiro e por isso não aceitou ficar por baixo, submissa a ele, exigindo ser tratada como igual. Ela foi a primeira feminista e por isso expulsa do paraíso e amaldiçoada. Só por isso a história já chama atenção, pois faz o leitor pensar.

Há muitas histórias envolvendo o nome da primeira esposa de Adão, em umas Lilith foi mandada para o inferno e virou uma Succubus, dando a luz a vários seres amaldiçoados como ela. O autor pegou a história dela ter sido mandada para o inferno e não somente expulsa do paraíso, juntando a ideia de que Lilith teria se envolvido com Samael, o anjo caído, que vive no inferno e com ele teria dando a luz uma criança muito especial.

Narrado em forma de um diário, assim como o clássico do terror Drácula de Bram Stoker, temos Rafael, ex-detetive de polícia a relatar um dos casos mais estranho que teve que investigar, onde entre outras fontes de pesquisa há um curioso diário, que me faz lembrar um pouco o famoso livro de H.P.Lovecraft, o Necronomicon, tamanha as revelações macabras que se encontra no diário. Não sei se o autor é fã de Stoker ou de Lovecraft (desconfio), mas a forma escolhida para narrar sua história, deixou a trama com um toque de realismo bem interessante. O que dá para preocupar, ao pensar em trombar por ai com alguma das figuras da história, ou pior, talvez encontrar o macabro diário "perdido" na mesa de algum shopping.

Para quem não conhece muito sobre história antiga e lendas ligadas a religião cristão, o livro pode ser um desafio à parte. Pode frustar pela falta de conhecimento do leitor no assunto, mas também pode incentivá-lo a pesquisar. (Eu voto na pesquisa.) No entanto, os leitores que já possuem conhecimento sobre o assunto abordado no livro e também reconhece as referências (brilhantes) colocadas no livro, com certeza irão se deliciar com a história.

Também gostei muito da forma como o autor montou a trama, usando unicamente a visão católica de Lilith, ou seja, a maligna e mantendo-a até o fim. Não mudando o foco da trama. Falo isso, pois há outras religiões onde a personagem bíblica é vista como a primeira mulher injustiçada do mundo e não como um ser maligno. (Afinal ela só buscava por direitos iguais e foi castigada por isso.) Só que não é esse o ponto do livro, se Lilith é boa ou má. Talvez quem veja Lilith como a injustiçada não concorde com o autor, mas seguindo a pesquisa feita por ele e sua linha de pensamento, a história ficou muito legal.

A história se inicia a partir da investigação de um misterioso suícidio, onde Rafael averigua que o dito suicida parece estar possuído ou foi instigado por alguém. No decorrer das investigações o ex-detetive, além de se tornar obcecado pelo caso, também descobre que o causador da morte não é um mero mortal, o qual faz o que faz graças ao desejo de Lilith de destruir a raça humana. Isso porque Lilith está confinada no inferno e precisa de alguém de confiança, que caminhe entre os dois mundos, para instigar o caos. Anjos e demônios, todos pela Terra disfarçados e caminhando ao lado de Rafael pelas ruas de São Paulo.

O Desejo de Lilith tem 136 páginas e é uma ótima pedida para aqueles que gostam de uma leitura mais instigante e busca por pesquisa. A trama atiçou a minha curiosidade desde as primeiras páginas e me fez pegar o livro, lendo-o de uma tacada só.


Ademir Pascale é muito conhecido por seu trabalho como contista fantástico, assim como organizador de antologias fantásticas. Entre os livros publicados temos Poe 200 Anos - Contos Inspirados em Edgar Allan Poe, as antologia Draculea - O Livro Secreto dos Vampiros e Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens, ambos os trabalhos tão bem aceitos que ganharam um segundo volume, entre outros livros.

Para saber mais sobre o autor Ademir Pascale, visite seu blog, onde encontrará informações sobre seus trabalhos e notícias sobre os novos projetos, como os novos volumes de Draculea 2 e Metamorfose 2, além de informações de seu trabalho solo.

Blog O Desejo de Lilith:
http://odesejodelilith.blogspot.com

Twitter Oficial de Ademir Pascale:
@

Nenhum comentário: