quarta-feira, 31 de março de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 05

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

Gackt Camui nasceu em Okinawa, no Japão e trata-se de um cantor, compositor e também ator dos mais popular do seu país. Sendo um verdadeiro camaleão, tanto no palco, como em seus clips. Além de atuações em sua língua natal, o japonês, ele canta em inglês, francês, coreano, mandarim e cantonês. O cantor costumava dizer que havia nascido em 1540, mas revelou recentemente que nasceu em 1973.

terça-feira, 30 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 07

Drácula
Bram Stoker


A dica de livro de hoje é um clássico. Esse todo mundo já pelo menos ouviu falar. Drácula do escritor Bram Stoker, que teve sua primeira edição (veja a capa original acima) chegando as livrarias em 1897.

Trata-se de um livro de terror e não se engane pelo filme de Coppola, que mesmo sendo um filme muito fiel a história, romantizou um pouco a trama. Drácula fala de um cruel personagem, que só ganhou glamour graças a imortal atuação de Bela Lugosi, no primeiro filme oficial baseado no livro, de 1931.

O que muita gente não sabe, é que o vampiro do livro foi inspirado, em uma pessoa de carne e osso: Vlad, o Empalador. Um sanguinário príncipe da região da Valáquia, hoje Romênia. Dizem que o que chamou a atenção do escritor irlandês para a figura histórica de Vlad, provavelmente foi seu curioso sobrenome. Dracula, que em sua terra natal significa “filho do dragão”, sendo que dizem que o nome “Dracul”, dragão, teria também o significado de “demônio”.

No livro de Stoker não há referência direta ao príncipe da Valáquia, como é mostrado no filme de Coppola. O Conde Drácula mostra-se um mistério para o leitor, mas sendo igualmente cruel, quanto a figura histórica na qual foi inspirado. A ligação a Vlad só se soube, graças as anotações deixadas pelo autor. Que fez um curioso trabalho de pesquisa, enquanto escrevia o livro. E foram tantas as anotações que elas deram origem a uma nova história. Essa continuação, chega as livrarias do Brasil pela Edioro muito em breve e foi escrita por um sobrinho neto do autor.

Quem leu Drácula na integra e com a divina tradução da L&M, pois existi versões variadas e até resumidas no Brasil, com toda certeza ainda se impressiona com as barbaridades descritas no Dimitri, o navio que leva Drácula para terras inglesas.

O livro é uma obra prima, com uma divisão clássica em 3 atos e história bem definida, não é a toa que até hoje, consegue seduzir pela palavras cada nova geração. Sendo que toda história é narrada através de diários mantidos por Jonathan Harker, Mina e Dr. Seward. Além de cartas entre os personagens e o diário de bordo do Dimitri.


Dimitri Abraham Stoker, mais conhecido por Bram Stoker nasceu em 8 de Novembro de 1847, em Clontarf, no subúrbio de Dublin, na Irlanda. Escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e em 1863 entrou para a Trinity College, em Dublin. Em 1866 é contratado para trabalhar no castelo de Dublin e escreve o manual Deveres dos Amanuenses e Escrivães nas Audiências para Julgamento de Pequenas Causas e Delitos na Irlanda. E em 1875 recebeu seu mestrado.

Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Se casando em 1878 com Florence Balcombe, aceita a oferta de trabalho para administrar o Royal Lyceum Theatre em Londres. Em 1882 Stoker publica Under the Sunset, uma coleção de contos.

Só em 1890, aos 43 anos, Stoker começa a escrever Drácula, sendo que leva 6 anos para concluí-lo. Em 1909 ainda publica uma história com tema vampiresco, chamada ‘O Caixão da Mulher-Vampiro’.

Stoker faleceu em 1912 e mesmo sendo um escritor bastante conhecido na época, não era muito famoso, se comparado ao que é hoje por ter sido o autor de Drácula. Tanto que morreu, antes de ver sua história ganhar o reconhecimento que devia, o qual só ocorreu a partir da primeira adaptação oficial para o cinema. E foi graças ao cinema, que Bram Stoker teve seu nome imortalizado.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 04

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard


Paramore é uma banda de rock americana formada em Franklin, no Tennessee, em 2004, e composta pela vocalista Hayley Williams, pelo guitarrista Josh Farro, pelo baixista Jeremy Davis, Zac Farro na bateria e Taylor York na guitarra base. Sendo que, em 2002, com a mudança de Hayley Williams para Franklin, foi que tudo deu início. Foi quando ela conheceu os irmãos Josh e Zac Farro na escola, com apenas 13 anos de idade e que começou a fazer aulas de canto.

Antes de formar o Paramore, Hayley e o baixista Jeremy Davis participaram de uma banda chamada Factory, enquanto os irmãos Farro tocavam juntos após o colégio. A banda foi oficialmente formada por Josh Farro (guitarra e vocal), Zac Farro (bateria), Jeremy Davis (baixo) e Hayley Williams (vocal e teclado), em 2004, com a entrada do vizinho de Hayley, Jason Bynum (guitarra rítmica) depois. E a primeira canção da banda, foi escrita em conjunto, intitulada "Conspiracy". A música depois foi usada no primeiro álbum.

domingo, 28 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 06

Portal Fundação
Autores diversos, como Giulia Moon, Roberto Melfra
e Martha Argel
Organizado por Nelson de Oliveira



A dica de leitura de hoje é uma coletânea de contos muito especial. Presenteada por um dos autores, Giulia Moon, que é uma colaboradora no programa Contos Sobrenatuais.

A coletânea em questão não está a venda, pois faz parte do Projeto Portal, que trata de edições de contos de ficção científica semestrais, todas editadas no sistema de cooperativa, feitas de papel e tinta. A pequena tiragem, que contabiliza duzentos exemplares de cada número, é distribuída entre acadêmicos, jornalistas e formadores de opinião.

A idéia inicial era produzir no total 6 volumes, que a cada número, homenagea em seu título, uma obra célebre da ficção científica. O que resultou nos seguintes títulos:

1 - Portal Solaris
2 - Portal Neuromancer
3 - Portal Stalker
4 - Portal Fundação
5 - Portal 2001
6 - Portal Fahrenheit

No entanto, no lançamento do quarto, o Portal Fundação, em São Paulo no final do mês de Janeiro (2010), o organizador do projeto declarou, que haverá um sétimo volume. Sendo que esse será uma edição em forma de antologia, baseada no projeto. Essa antologia do Projeto Portal, será uma seleção de contos entre todos os 6 volumes, que irá para as livrarias.

Como são muitos contos, não daria para falar de todos e não acho justo falar de alguns, pois sendo uma fã de histórias de ficção científicas, claro que vou acabar falando só dos que eu gostei. Quando na verdade o Portal Fundação, possui diversos estilos. Desde contos feitos para mexer com a mente, usando jogo de palavras aos mais divertidos. Indo de histórias insólitas no melhor estido Além da Imaginação, as que parecem um caso de Arquivo X. E os meus favoritos estão lá, aqueles que mostram o futuro da humanidade, seja num bem próximo, com uma tecnologia avançada que podemos vislumbrar estar perto de existir; como aqueles que vão muito mais além, indo até mundos distante da Terra, povoados por seres inimagináveis. E, claro, os que "brincam" com viagem no tempo. Em fim, há contos para todos os gostos e quem gosta de ficção científica, com certeza vai encontrar algo que o agrade.

A única coisa que preciso dizer é que o conto escrito por Giulia Moon (em parceria com Roberto Melfra), como o conto de Martha Argel (que também é colaboradora no programa Contos Sobrenatuais), não me decepcionou. As duas mandaram bem na ficção científica e preciso dizer isso, porque sou fã de carterinha de ambas e seus contos vampirescos, não fazendo idéia que elas gostavam de tal gênero também.

Os fãs da boa ficção científica, como eu, ficam agradecidos pela iniciativa de Nelson de Oliveira, em reunir tantos talentos brasileiros.

Então é esperar pela antologia nas livrarias e quando nós da rádio Digital Rio, ficarmos sabendo de algo sobre o livro e seu lançamento, estaremos avisando em programas futuros, assim como em nossos blogs e twitter.

Se quer saber um pouco mais sobre o Portal Fundação e o Projeto Portal, como sobre seu organizador, links logo abaixo:

Projeto Portal
http://projeto-portal.blogspot.com/

Nelson de Oliveira
http://urbanalenda.blogspot.com/

sábado, 27 de março de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 03

PITTY
by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard

Pitty é o nome artístico de Priscilla Novaes Leone. Nascida em Salvador, Brasil, é uma cantora de rock e já passou por duas bandas, a Inkoma e a Shes, mas que desde 2003 faz parte da banda que leva o seu nome.

Nascida na capital baiana, famosa pelo axé e o Carnaval, Pitty passou a infância em Porto Seguro, cidade localizada no mesmo estado. Com um pai músico e também dono de bar, onde escutou muito Raul Seixas, além de outros roqueiros da geração anos 1960 e 1970, como Elvis Presley e Beatles; ela cresceu sem gostar de Carnaval. Mesmo tendo nascido na Bahia, Pitty não se identifica com o ritmo. Então sua paixão pelo rock foi evoluindo, contando com grande influência de bandas como o AC/DC, Nirvana, Metallica, Faith No More entre outras.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 05


Alma e Sangue
O Despertar do Vampiro
Nazarethe Fonseca



O primeiro livro da saga vampiresca da autora Nazarethe Fonseca, Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro, começa em São Luis do Maranhão, em um dos casarões famosos da cidade, a muito abandonado, onde a restauradora Kara Ramos chefia um grupo, que está restaurando a antiga casa. O que Kara não esperava encontrar, durante o trabalho, era um morador no local. Porém a bela casa guardava mais que uma misteriosa história de intriga e abandono, havia muitos mais segredos trancados dentro dela.

O misterioso morador, é um vampiro, adormecido a séculos, de nome Jan Kman e a restauradora se deparar com uma inusitada situação. Pega como refém do misterioso ser, ela e o vampiro vão descobrindo durante o tempo de convivência, sentimentos mútuos. Um misto de amor e ódio, que os aproxima cada vez mais, levando Kara a trilhar um perigoso caminho, onde um passo em falso pode jogá-la num abismo sem fundo. Já o vampiro Jan Kman, acaba por se revelar muito mais que um predador sem coração e desalma.

A paixão entre os dois protagonistas é forte e Nazarethe Fonseca brinda o leitor, com cenas de amor, bem sensuais e de tirar o fôlego.

Mesmo que a história desse primeiro livro da saga, tenha um foco grande no casal protagonista, não trata-se de um romance voltado para um público essencialmente feminino. O público masculino com certeza vai curtir as cenas de ação contida na trama, uma marca registrada da autora, que também consegue deixar o leitor sem fôlego, durante a narrativa em ritmo alucinante, na expectativa de como tudo será concluído.

O livro Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro contém 416 páginas de puro deleite e é uma leitura para lá de indicada, a todo o tipo de fã de livros com teor sobrenatural, vampiresco e para aqueles que gostam de uma boa e prazerosa leitura.

Atualmente a série literária de Nazarethe Fonseca, conta com a sequência da história, Alma e Sangue - O Império dos Vampiros, do qual em breve falaremos no Literatura Digital.

O terceiro livro da saga, Alma e Sangue - O Pacto dos Vampiro, está previsto para ser lançado em agosto desse ano. Sendo que a história conta com uma aventura solo dos protagonista, o livro Kara & Kman - uma Saga de Alma e Sangue, que será relançado muito em breve.

Toda a saga Alma e Sangue você encontra, ou encontrará em breve, na editora Aleph.

Para saber mais sobre Nazarethe Fonseca, além do blog da saga Alma e Sangue, entre no twitter da autora: http://twitter.com/nazarethe

E se quer conhecer um pouco mais sobre Kara e Kman, acesse o Canal Contos Sobrenaturais e veja o video do audioconto Uma Noite Especial, feito a partir da leitura do conto de Nazarethe Fonseca, no programa Contos Sobrenaturais da rádio Digital Rio.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 04

Entrevista com...

Carla Ribeiro, escritora e coordenadora da
Alterwords

Chegados ao quarto número da nossa publicação, julgámos que seria a altura de conhecer melhor um dos seus elementos. E que melhor altura que quando um dos seus novos livros está em vias de nascer? Vejamos…


Bruno Pereira: Quando tomaste real noção do “bichinho da escrita” que crescia em ti?

Carla Ribeiro: Olhando para trás, tenho a impressão de que esse tal vício de escrever, estranho e compulsivo, sempre esteve algures dentro de mim. Penso, contudo, que a real tomada de consciência, que fez com ele crescesse de uma forma mais madura e saudável deverá ter acontecido por volta dos
meus catorze anos, quando comecei a escrever de forma mais constante e a dar conta de que as palavras que saíam tinham, realmente, um significado e uma ordem por detrás, uma mensagem a transmitir, fosse ela uma história a contar, ou apenas sentimentos que pediam para sair.


B.P.: Já tens vários livros publicados. Podes partilhar a um pouco da tua experiência?

C.R.: Publicar um livro é sempre um sonho e, por mais vezes que se repita, cada vez que vejo um trabalho meu passar à forma física, o livro palpável, que podemos manusear, olhar, percorrer, é como se uma nova parte de mim surgisse perante o mundo. Claro que dito assim tudo parece fantástico e perfeito, mas a verdade é que não é. Há sempre algum trabalho por trás. A dificuldade em encontrar uma editora, a
frustração das recusas, a desilusão quando descobrimos que aquilo que esperávamos quando publicamos não é bem o que acontece são barreiras que vão surgindo e que têm de ser ultrapassadas. Publicar um livro em Portugal não é fácil e há toda uma série
de obstáculos no caminho da literatura. Mas também não é impossível.


B.P.: Uma pergunta que costuma ser difícil para um autor, qual das tuas obras é a favorita?

C.R.:Realmente é uma pergunta difícil, porque todas elas têm uma parte de mim, uma parte diferente e única. Bem, mas a ter de escolher um, sem dúvida que o meu preferido é O Deus Maldito, até porque penso que, nesse livro, consegui passar de uma forma mais plena a mensagem que queria transmitir através da história. Há pessoas que pensam que o fantástico é apenas uma forma literária menor, porque não serve senão para entreter. Na verdade, não é bem assim. Nas personagens de ficção, sejam elas realistas ou puramente imaginárias, há sempre uma mensagem, um exemplo a seguir ou a evitar… Penso que foi nesse livro que melhor consegui expressar essa mensagem e, por isso, é por esse que tenho um carinho mais especial.


B.P.: Quais as tuas influências?

C.R.: Sou uma leitora compulsiva. Suponho que, se fosse a citar todos os autores que me inspiraram a passar para palavras o meu próprio mundo, seriam intermináveis os nomes. Contrariamente à maioria dos autores actuais, as vozes que me chamaram para a poesia foram essencialmente as dos clássicos: Florbela Espanca, Antero de Quental,
Bocage, Fernando Pessoa e, claro, Edgar Allan Poe, este também importante no meu fascínio pelo fantástico. No que toca à literatura fantástica, os grandes exemplos, para mim, são George R.R. Martin, Anne Bishop, Marion Zimmer Bradley, Jonathan Stroud, entre muitos outros.


B.P.: O que te inspira para escrever? Tens algum local especial?

C.R.: Dependendo do tema e da forma de escrita, vou buscar inspiração a toda a parte. Penso que se reflectem no que escrevo alguns dos laivos da minha forma de vida, aquilo que sinto, sou e aquilo em que acredito. Há também os aspectos do mundo em redor, momentos, pensamentos, ocasiões passadas na minha vida pessoal, mas também na história dos espaços que me rodeiam. E depois há a fantasia, as entidades mitológicas, o natural e o sobrenatural, a magia, as imagens fragmentadas dos sonhos. Tudo pode ser inspirador, no momento certo. Quanto a um lugar específico, de momento não posso dizer que tenha. Trago sempre um ou dois cadernos comigo, para o caso de a inspiração surgir, mas também é verdade que uma boa parte da saga Arasen foi escrita durante as longas horas passadas num ou outro café.


B.P.: Pensas que o mercado editorial vai modificar o suficiente para novos talentos terem o seu lugar?

C.R.: Gosto de acreditar que sim, ainda que não veja essa mudança como um acontecimento a curto prazo. Ainda estão muito presentes os preconceitos no mundo literário actual. Se a poesia segue um rumo mais clássico ou mais sentimental, é considerada menor, gasta ou ultrapassada. E na fantasia, esses preconceitos são ainda mais evidentes. Uma boa parte do meio literário classifica o fantástico como um género menor, mas o contrário também se verifica. No que se refere aos autores
nacionais, e isto verifica-se na fantasia, mas não só, parece existir no meio uma
espécie de dogma, segundo o qual o trabalho nacional é infantil ou de fraca
qualidade. E é por isso que, apesar de manter a esperança numa mudança
futura, creio que esse desenvolvimento demorará o seu tempo a manifestar
resultados visíveis.


B.P.: O que te levou a aceitar fazer parte do projecto “Alterwords”?

C.R.: Bem, antes de mais, o teu desafio! Na verdade, depois de umas quantas publicações com as quais colaboro, há muito tempo que sentia vontade de me
envolver mais activamente num projecto do género. Ainda mantenho, aliás, a ideia de avançar com uma ideia de revista online que eu tenho… mas que, para já, fica no segredo dos deuses. E a verdade é que a ideia por detrás da Alterwords, de divulgar a literatura de qualidade que, muitas vezes, é injustamente ignorada noutros meios, de abrir portas aos rostos desconhecidos do público, apela profundamente àquilo em que acredito e, obviamente, não podia recusar um projecto destes.


B.P.: Que planos tens para o futuro?

C.R.: Como sempre, tenho toda uma série de trabalhos em progresso, sem contar com a imensidade de textos que enchem a minha gaveta. Para além dos blogues onde escrevo habitualmente, estou, de momento, a trabalhar num novo livro de poesia (A Mensagem das Mãos), bem como num novo trabalho na área da fantasia (O Sangue dos Exilados). Também estou numa fase muito inicial de planeamento para um quinto livro da saga Arasen, e tenho toda uma série de ideias ainda em fase embrionária (com uma ou duas páginas já escritas). Em termos de trabalho pronto, está para breve o lançamento do
meu primeiro livro de contos, chamado “E Morreram Felizes para Sempre”, e, um pouco mais tarde, mas ainda este ano, de um novo livro de poesia, intitulado “Nómada”.


B.P.: Sabemos que acabaste de lançar um livro de poesia com a Susana Catalão. Onde o público geral o pode encontrar?

C.R.: A editora do nosso livro disponibiliza no seu site uma lista de locais onde podem encontrar os livros publicados por eles. (http://ediumeditores.wordpress.com/po
ntos-de-venda) Além disso, podem sempre entrar em contacto comigo ou com a Susana para adquirir o livro.


B.P.: Tens alguma mensagem para os leitores?

C.R.: Na verdade, a minha mensagem é muito simples. Leiam. Leiam muito, sem olhar a conceitos predefinidos ou a críticas alheias. Leiam o que vos interessa, o que vos fascina e o que vos canta ao coração. E, se têm ideias escondidas no pensamento ou na gaveta, não tenham medo de as mostrar ao mundo. O caminho não será fácil. Muitas vezes serão recusados, outras ignorados, outras ainda discriminados. Mas quando, finalmente, conseguirem alcançar o sonho, por mais simples que seja, verão que é a melhor sensação do mundo. Escrevam para a vossa própria mente. Escrevam para a gaveta, para blogs, para livros… para toda a parte! E claro, escrevam para a Alterwords! Nunca desistam de tornar os sonhos reais.

Texto Original:

Entrevista com Carla Ribeiro, feita por Bruno Pereira. Texto original da revista literária online Alterwords - edição 4.


Para saber mais sobre Carla Ribeiro acesse o site
http://www.freewebs.com/carlaribeiro/

terça-feira, 23 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 03

Os Sete
André Vianco




Hoje a dica de leitura é o livro de André Vianco, Os Sete. Já indicado no programa ao vivo do Seleção Digital, no bloco Litaratura Digital.

O Livro 'Os Sete' é de 2001 e tem 380 páginas de pura ação e terror. Porém como já temos a ótima resenha, feita pelo colaborador do nosso Contos Sobrenaturais da Digital Rio, Tiago Castro do Universo Insônia, acho válido postá-la.

Sendo que se quiser conhecer mais sobre o trabalho de André Vianco, basta acessar a página oficial do autor:
http://www.andrevianco.net/



André Vianco e Adriano Siqueira (2001)


[RESENHAS] Os Sete (André Vianco)

[resenha originalmente publicada no blog insônia]

Apesar do livro O Senhor da Chuva ser o primeiro romance escrito por André Vianco, Os Sete foi seu primeiro livro a ficar conhecido e lançar o autor para o mercado editorial.

Alguns jovens amigos da pequena cidade de Amarração, no Rio Grande do Sul, descobrem uma caravela naufragada. Logo descobrem se tratar de uma embarcação da época do descobrimento do Brasil. Dentro dela encontram uma grande caixa de prata e achando se tratar de um tesouro, fazem um acordo com uma universidade de Porto Alegre. para retirar a caixa do fundo do mar. Confinados dentro da caixa estão sete corpos muito bem conservados, aparentemente inofensivos, mas quando o primeiro deles acorda …

A belíssima narração conta o despertar dos vampiros do rio D’Ouro no Brasil e até a metade do livro, mais ou menos, descorre duas tramas paralelas, porém, ligadas entre si. A primeira é a fuga dos amigos Tiago e Eliana e a segunda é o próprio despertar das criaturas da noite.

O livro inteiro é excelente, prendendo o leitor do início ao fim, e que final, mas posso destacar alguns momentos do livro que são realmente incríveis. Os confrontos, tanto entre vampiros e humanos, quanto entre vampiros e vampiros são alucinantes, cenas que deixam o leitor realmente vidrado na descrição. Outro ponto que achei fantástico, é a maneira como André Vianco descreve a surpresa dos vampiros recém despertos diante tantas novidades tecnológicas. É demais, algumas cenas chegam a ser bem engraçadas.

O livro termina com alguns ganchos que levam a narrativa ao próximo livro, Sétimo. Mas como disse o próprio autor … essa é uma outra história !!!


Texto Original:
Universo Insônia de Tiago Castro

segunda-feira, 22 de março de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 02

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard


Hoje falaremos da banda HIM. A banda é da Finlândia e foi formada em 1991 por Ville Valo, Migé Amour e Mikko Lindström. O HIM começou fazendo covers de bandas como Black Sabbath, sendo que só em 1995 que desenvolveram seu estilo próprio oficial.

A música da banda tem um toque do heavy metal, tendo temas recorrentes que inclui morte, o amor e o romance, por isso o HIM acabou por desenvolver uma sonoridade própria, a qual denominou Love Metal. A proposta inovadora da banda de unir sentimentos a guitarras pesadas, fazendo um som único, mas que não podia ser precisamente definido, por isso surgiu a idéia de batizá-lo de Love Metal. A voz penetrante e inconfundível de Valo, também consegue transmitir um som único para as músicas do HIM.

sábado, 20 de março de 2010

Promoção: "A Bruxa está solta na Digital Rio" chegou ao fim

A ganhadora do nosso sorteio foi a Geisa Mermejo (São Paulo). Parabéns!

Obrigado a todos que participaram.

No dia 3 de Abril, vamos anunciar uma nova promoção. E teremos um programa muito especial, mesmo que não seja ao vivo, onde haverá a reapresentação de blocos com dicas de músicas do 'Garotas Também Gostam de Rock', assim como dicas de livros do Literatura Digital, por Tomi Farias. Além de novidades e dicas direto do Fala Série de Louise Duarte.

Dessa vez a nossa parceria na promoção, será com os programas Contos Sobrenaturais de Anny Lucard e o Fala Série, junto com o blog Recanto da Chefa de Vivianne Fair, autora de 'A Caçadora' e 'Cavaleiros do RPG'. Fique ligado! Ou de olho nos blogs da rádio Digital Rio para saber mais.

Jessi e Zack de 'A Caçadora'

E se você é fã de vampiro, tem um fã clube, ou faz parte de um e quer divulgá-lo em evento no Rio de Janeiro, mande um e-mail para nós (digitalrio.jacarepagua@gmail.com).

A rádio Digital Rio quer reunir os fãs cariocas de vampiros, para um evento vampiresco de outro mundo. Para comemorar a estréia do filme Eclipse da Saga Crepúsculo (Clique aqui para ver o trailer legendado.) nos cinemas, a estréia de Vampire Diaries (Clique aqui para ver a promo da série legendada.) no SBT e os lançamentos vampiresco que devem agitar a Bienal de São Paulo esse ano.

Vamos fazer um aquecimento, para a Bienal do Rio do ano que vem, ser tão vampiresca quanto a do ano passado. Gostou da idéia? Então junte-se a nós.

Bella e Edward em Eclipse (Saga Crepúsculo)


Damon, Elena e Stefan de 'Vampire Diaries'

domingo, 14 de março de 2010

Promoção: "A Bruxa está solta na Digital Rio" última semana


Você ainda não está participando?

Ok, não conseguiu ouvir as reprises do audioconto de Vivianne Fair... Esqueceu que o programa era em dose dupla e só ouviu o audioconto de Carla Ribeiro. Certo... Então olha só a moleza que nós da Digital Rio estamos dando.

Agora o audioconto de 'A Caçadora' de Vivianne Fair está no Yahoo!Video Digital Rio e no Canal Contos Sobrenaturais em forma de video. (Há audiocontos de outros autores nos links, então aproveita e confira os outros também.)

Então não tem desculpa! É só acessar um dos canais e ver o video. Os detalhes da promoção você encontra no post Promoção: "A Bruxa está solta na Digital Rio" continua

sábado, 13 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 02


Relações de Sangue

Martha Argel





Muito antes dos vampiros chegarem ao colegial, Martha Argel se antecipou e levou suas crianças da noite para longe dos castelos e cemitérios. Os vampiros no romance da autora, Relações de Sangue, vivem mesmo em plena a capital paulista.

O livro é narrado através dos olhos da personagem Clara, uma mulher que levava uma vida comum e até meio chata, de tão pacada... Isso até Lucila cruzar o seu caminho. Uma inusitada amizade, já que Lucila é uma vampira, a qual acaba envolvendo Clara em seu perigoso mundo, pelo qual a mortal tem um fascínio irresistível. E por conta disso, não é difícil ser convencida pela vampira de ajudá-la em uma investigação, sobre misteriosas mortes em série associadas a um vampiro. Não que os jornais tivessem provas da existência das criaturas da noite, na verdade, foi apenas uma forma de falar, para explicar o caso. No entanto, não quer dizer que o risco de exposição, não exista e isso é o temor de Lucila.

Com uma narrativa envolvente, bem-humorada e com um toque especial de mistério, somado a situações cotidianas da vida em São Paulo, Relações de Sangue é um livro difícil de largar até chegar ao final.

Relações de Sangue de Martha Argel foi publicado pela Editora Novo Século em 2002, tem 168 páginas e é uma ótima pedida também, para quem se assusta com os tijolões lançados atualmente. Você pode encontrar o livro na Livraria Cultura, onde há outras obras da autora disponíveis.

O currículo da escritora e também bióloga Martha Argel é grande, por isso espere por novas citações sobre a autora, que juntamente com Giulia Moon, é uma das autoras paulistas mais queridas pelos fãs do gênero vampiresco no Brasil. Assim como Giulia Moon, Martha Argel também participou da antologia Amor Vampiro, publicada pela Giz Editorial em 2007, que atualmente encontra-se em sua segunda edição, sendo que é um livro que falaremos muito em breve aqui no blog, o qual foi indicação no bloco Literatura Digital de hoje.

Juntas, as duas autoras publicam um fanzine chamado FicZine, onde contos de ambas, com participações especiais são publicados. Participações como a do criador de Velta, Emir Ribeiro, o qual presenteou os fãs de Martha Argel e Giulia Moon, com desenhos exclusivos de suas respectivas personagens, Lucila e Maya. (Pode conferir o desenho de Maya na versão em video do audioconto natalino, 'A Árvore de Natal', disponível no Canal do Contos Sobrenaturais e no Yahoo!Videos Digital Rio.)

O FicZine está na sua 7ª edição, que inclusive está concorrendo a melhor fanzine no Premio Melhores Do Ano. Se você é fã das autores, aproveita para votar nelas. (A votação vai até 20 de abril de 2010.)

O livro mais recente de Martha Argel publicado é 'O Vampiro da Mata Atlântica', pela editora Idea, sobre o qual falaremos em programas futuros (e que com certeza terá seu espaço aqui no blog).

A autora também é uma das organizadora de 'O Vampiro antes de Drácula' da Aleph (que muito em breve também terá seu espaço aqui), junto com Humberto Moura Neto. O livro inclusive foi indicado pela, também autora de história de vampiros, Nazarethe Fonseca, em recente post no blog de sua saga Alma e Sangue (que já teve o primeiro livro indicado no programa e que logo estará no blog).

E para os fãs de Lucila uma dica, fiquem de olhos e ouvidos atentos, pois o sonho com a continuação de Relações de Sangue está próximo a se tornar realidade. É, dessa vez parece que Amores Perigosos sai mesmo e a Digital Rio não vai deixar de avisar os fãs.

Ficou realmente curioso, olha a pequena prova do Relações de Sangue, que a autora colocou na página dedicada a sua vampira Lucila. Acesse:
Lucila, a vampira - Capitulo 1 de Relações de Sangue



Giulia Moon, Louise Duarte e Martha Argel
(Mesa redonda na Livraria Saraiva, Rio Sul - Out/2009)

sábado, 6 de março de 2010

Bloco: Garotas também gostam de Rock 01

by Garotas também gostam de Rock da prima da Lucard


O Avenged Sevenfold é uma banda americana de metal alternativo, que foi formada em 1999 na Califórnia, sendo que só começou a ter a atenção da crítica, com seu segundo álbum lançado, o 'City of Evil' de 2005.

O nome Avenged Sevenfold, traduzindo para o português ao pé da letra, seria "vingaça sete vezes", ou algo com "se vingar 7 vezes". Curiosamente o tom pesado que o nome parece carregar, é inspirado pelo livro do Gênesis da Bíblia. Exatamente, a Bíblia, onde há um trecho falando sobre Caim ser sentenciado a viver em exílio por matar seu irmão. Deus o amaldiçoou e ninguém poderia matá-lo, pelo seu pecado. Caim devia viver com o tormento e a culpa pela morte do irmão Abel. Essa seria sua pena. E quem tentasse matar Caim e desse a "sorte" de conseguir, seria "castigado sete vezes" e assim, Caim seria vingado sete vezes.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Promoção: "A Bruxa está solta na Digital Rio" continua

Com as oscilações do sinal da Rádio, via internet, ficado instável durante todo final de semana, sendo que em boa parte do tempo ficou mesmo offline. Estamos atendendo aos pedidos dos ouvites, que só podem ouvir a Digital Rio pela internet e prorrogando a promoção.

Mas vamos fazer algo diferente.

Nessa semana teremos um audioconto da autora portuguesa Carla Ribeiro, que será em duas partes. Então, ao final dos dois programa, que vão exibir o audioconto de Carla Ribeiro, vamos repetir o audioconto de Vivivanne Fair. Ou seja, terão duas semanas de chances de participar da promoção. Basta responder a pergunta:

Quais as músicas que tocam ao fundo, durante a narrativa do conto de Vivianne Fair, autora de 'A Caçadora'?

E não tem essa de "mas eu não sei o nome das músicas", pois nossa produtora Anny Lucard permitiu que o ouvinte participasse do sorteio, se falasse apenas o nome dos cantores, ou então do filme no qual as duas músicas estão como trilha.

Não tem como perder essa promoção.

E mesmo com a bruxa solta na Rádio... O vampiro Zack de Vivianne Fair deu um papo nela e resolveu o problema. O "rapaz" é muito persuasívo, afinal a caçadora de vampiro, que está atrás dele, ainda não conseguiu matá-lo. O cara é bom! E se você não entendeu o comentário. Pode esperar para ouvir o audioconto, ou pode acessar o blog do programa Contos Sobrenaturais e conhecer um pouco sobre o Zack, a caçadora Jéssica e a criadora de ambos, Vivianne Fair, lendo nossa sessão 'Em Quadrinhos' (onde há várias tirinhas de 'A Caçadora', com o vampiro Zack).


E não esqueçam que é uma promoção em conjuto com os programas Contos Sobrenaturais de Anny Lucard e Fala Série de Louise Duarte, que vai premiar um ouvinte, com o primeiro livro da série literária de Marion Zimmer Bradley, As Brumas de Avalon - A Senhora da Magia (Vol. 1). O livro mostra uma outra visão das bruxas, em especial, da famosa Morgana Le Fay, que para muitos é uma bruxa do mal nas histórias do Rei Arthur, mas que curiosamente tem um nome, que siginifica Morgana das Fadas.


Junto com o livro vamos incluir, é claro, nosso já conhecido Kit-brinde, que dessa vez está mais que especial. Porque entre outras coisas, temos um chaveiro exclusivo de um dos personagens da autora e desenhista Vivianne Fair. Além de marcadores dos livros 'A Caçadora' também de Vivianne Fair e de 'Kaori - Perfume de Vampira' de Giulia Moon. Junto também irá um exemplar da edição mais recente do FicZine, produzido por Giulia Moon e Martha Argel autora de 'O Vampiro da Mata Atlântica'.


E se você já ouviu o audioconto de Jessi e Zack, já pode nos enviar um e-mail (digitalrio.jacarepagua@gmail.com) respondendo a pergunta acima.

O sorteio ocorrerá no sábado, dia 20 de março, durante o programa Seleção Digital. Fique ligado!