quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bloco: Literatura Digital 19

Futuro Presente
Dezoito Ficções sobre o Futuro
Vários Autores


Futuro Presente - Dezoito Ficções sobre o Futuro
Organizada por Nelson de Oliveira
Vários Autores
Editora: Record
Páginas: 416 páginas
Ano: 2009

Nossa dica é o livro organizado pelo autor Nelson de Oliveira, Futuro Presente. O livro é um coletânea de contos de ficção científica dos mais variados. Trata-se de uma ótima pedida para os amantes da boa literatura do gênero, como os excers, fãs da série de TV Arquivo X, assim como os fãs de Star Trek e Star Wars.

Assim como Portal Fundação, do Projeto Portal, também organizado pelo autor Nelson de Oliveira, Futuro Presente é uma reunião de histórias bem variadas e para todos os gostos. Desde as viagens a universos dimensionais, a histórias passadas em um futuro e galáxias muito distantes, que vai agradar em cheio aos fãs de Star Trek e Star Wars. Temos também a clássica história de alienígenas e conspiração, tão apreciada pelos fãs de Arquivo X.

Há também histórias que misturam muita fantasia, com avanços científicos, capazes de mexer com o tempo e o espaço, até outros focando a velha idéia que a tecnologia vai consumir o mundo e causar sua destruição.

São 18 contos de autores da nossa literatura fantástica atual, uns conhecidos, outros ainda não muito, mas todos de grande talento. Todos reunidos em um livro com 416 páginas de pura literatura de ficção científica 100% brasileira, mas para os assustados com livro tipo tijolão, saibam que pode muito bem degustar o livro com calma. Lendo e relendo, conto por conto. (É a grande vantagem de se ler coletâneas e antologias.)

O livro também conta com uma minibiografia de cada autor, sendo que alguns poucos incluiram links de sites, blogs e colunas que participam. Então fiquem de olho nos nomes dos autores de Futuro Presente, tanto em sites e blogs dedicados a literatura, como em livros.

Aníbal de Andréa Del Fuego
Nostalgia de Luiz Brás
A Brand New World de Luís Roberto Guedes
Gobda de Maria Alzira Brum Lemos
Ausländer de Mustafá Ali Kanso
O Vírus Humano 2 de Maria José Silveira (Colunista: www.cronopios.com.br)
Paralizar Objetivos de André Carneiro
Descida no Maelström de Roberto de Sousa Causo (Colunista: http://terramagazine.terra.com.br)
O Motim de Edla Van Steen
Depois da Grande Catástrofe de Deonísio da Silva
Espécies Ameçadas de Márcio Souza
História de uma Noite de Charles Kiefer
As Infalíveis H de Paulo Sandrini
Resquiescat in Pace de Hilton James Kutscka
Vladja de Ivan Hesemberg
A Máquina do Saudosismo de Ataíde Tartari
Ponto Crítico de Carlos André Mores
Onde Está o Agente? de Rinaldo Fernades

Sobre o organizador da coletânea, Nelson de Oliveira é de São Paulo, escritor e doutor em Letras. Tem no currículo mais de vinte livros publicados (tanto no Brasil como fora do país) e vários prêmios. Colabora regularmente com o jornal Rascunho (PR) e com o caderno Idéias&Livros, do Jornal do Brasil (RJ). Sendo que também assina com o pseudônimo de Luiz Brás.

Nenhum comentário: