terça-feira, 30 de março de 2010

Bloco: Literatura Digital 07

Drácula
Bram Stoker


A dica de livro de hoje é um clássico. Esse todo mundo já pelo menos ouviu falar. Drácula do escritor Bram Stoker, que teve sua primeira edição (veja a capa original acima) chegando as livrarias em 1897.

Trata-se de um livro de terror e não se engane pelo filme de Coppola, que mesmo sendo um filme muito fiel a história, romantizou um pouco a trama. Drácula fala de um cruel personagem, que só ganhou glamour graças a imortal atuação de Bela Lugosi, no primeiro filme oficial baseado no livro, de 1931.

O que muita gente não sabe, é que o vampiro do livro foi inspirado, em uma pessoa de carne e osso: Vlad, o Empalador. Um sanguinário príncipe da região da Valáquia, hoje Romênia. Dizem que o que chamou a atenção do escritor irlandês para a figura histórica de Vlad, provavelmente foi seu curioso sobrenome. Dracula, que em sua terra natal significa “filho do dragão”, sendo que dizem que o nome “Dracul”, dragão, teria também o significado de “demônio”.

No livro de Stoker não há referência direta ao príncipe da Valáquia, como é mostrado no filme de Coppola. O Conde Drácula mostra-se um mistério para o leitor, mas sendo igualmente cruel, quanto a figura histórica na qual foi inspirado. A ligação a Vlad só se soube, graças as anotações deixadas pelo autor. Que fez um curioso trabalho de pesquisa, enquanto escrevia o livro. E foram tantas as anotações que elas deram origem a uma nova história. Essa continuação, chega as livrarias do Brasil pela Edioro muito em breve e foi escrita por um sobrinho neto do autor.

Quem leu Drácula na integra e com a divina tradução da L&M, pois existi versões variadas e até resumidas no Brasil, com toda certeza ainda se impressiona com as barbaridades descritas no Dimitri, o navio que leva Drácula para terras inglesas.

O livro é uma obra prima, com uma divisão clássica em 3 atos e história bem definida, não é a toa que até hoje, consegue seduzir pela palavras cada nova geração. Sendo que toda história é narrada através de diários mantidos por Jonathan Harker, Mina e Dr. Seward. Além de cartas entre os personagens e o diário de bordo do Dimitri.


Dimitri Abraham Stoker, mais conhecido por Bram Stoker nasceu em 8 de Novembro de 1847, em Clontarf, no subúrbio de Dublin, na Irlanda. Escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e em 1863 entrou para a Trinity College, em Dublin. Em 1866 é contratado para trabalhar no castelo de Dublin e escreve o manual Deveres dos Amanuenses e Escrivães nas Audiências para Julgamento de Pequenas Causas e Delitos na Irlanda. E em 1875 recebeu seu mestrado.

Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Se casando em 1878 com Florence Balcombe, aceita a oferta de trabalho para administrar o Royal Lyceum Theatre em Londres. Em 1882 Stoker publica Under the Sunset, uma coleção de contos.

Só em 1890, aos 43 anos, Stoker começa a escrever Drácula, sendo que leva 6 anos para concluí-lo. Em 1909 ainda publica uma história com tema vampiresco, chamada ‘O Caixão da Mulher-Vampiro’.

Stoker faleceu em 1912 e mesmo sendo um escritor bastante conhecido na época, não era muito famoso, se comparado ao que é hoje por ter sido o autor de Drácula. Tanto que morreu, antes de ver sua história ganhar o reconhecimento que devia, o qual só ocorreu a partir da primeira adaptação oficial para o cinema. E foi graças ao cinema, que Bram Stoker teve seu nome imortalizado.

Nenhum comentário: